quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Projeto Farinha Munduruku deverá produzir este ano 50 toneladas de farinha de mandioca

Em Jacareacanga está em execução uma ação arrojada de governo que vem trazendo retorno ao povo Munduruku do alto Tapajós que é o Projeto Farinha Munduruku elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas-SEMAI, e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará-EMATER/Jacareacanga.
Secretário reuni no sábado com vereadores e membros da Associação Pusuru para apresentar modelo de prensa a ser confeccionada nas aldeias produtoras da farinha de mandioca com o apoio e mão de obra dos indígenas.
Indígenas Munduruku confeccionando a prensa idealizada pela SEMAI
  
Valorização da mão de obra local
 
O prefeito Raulien Queiroz que é servidor da Funai há mais de 30 anos, quando assumiu pela segunda vez a prefeitura de Jacareacanga em 2009, planejou implantar uma política pública que desatrelasse o povo Munduruku da velha prática da política assistencialista. Em 2010, concretizando parte desse arrojado projeto foi criada pela Gestão a SEMAI que é comandada pelo indigenista Ivânio Alencar Nogueira com o apoio técnico do diretor de assuntos indígenas Augusto Martins.
De acordo com informações de Ivânio Alencar, o Projeto Farinha Munduruku surgiu para buscar qualidade na fabricação da farinha de mandioca, atividade perpetuada pelos indígenas desde os seus antepassados. O secretário informa que o primeiro passo foi realizar oficinas de capacitação com técnicas modernas para garantir uma farinha de qualidade. “Nós não estamos ensinando os Munduruku a fabricarem farinha de mandioca, estamos sim, os capacitando para que seja ofertado no mercado um produto de qualidade”, informa Alencar. “Não basta ter uma farinha de cor bonita, bem torrada, sabor agradável com grãos de bom tamanho e uniformes. É importante ter os cuidados necessários com a higiene e preparo desse alimento”, reforça, acrescentando que o objetivo é de capacitar e aperfeiçoar a mão de obra comunitária, por meio de orientações teóricas e práticas, além de incentivar o trabalho em grupos.
 A força da mulher Munduruku na produção de uma boa Farinha
Salão da PMJ demonstração do produto
O Projeto Farinha Munduruku em 2013 produziu 25 toneladas de farinha de mandioca, em 2014 até o dia 10 de fevereiro, a produção já alcançou 8 toneladas do produto, resultado dos trabalhos de 20 famílias Munduruku. “Na feira do produtor rural, semana passada num prazo de 5 horas vendemos 32 sacas de 50 kg de farinha de mandioca. O importante é que o pagamento é feito à vista e o preço praticado é de 4 reais o quilo do produto pagos diretamente ao indígena produtor”, comemora Ivânio Alencar. “Aproximadamente 200 famílias já foram beneficiadas pelo projeto e até ao final de 2014 é meta os Munduruku produzirem 50 toneladas de farinha de mandioca”, contabiliza.
 A farinha Munduruku já alcançou o Estado do Amazonas e está sendo comercializada no município de Apuí naquele Estado. De acordo com informações de Ivânio Alencar, a prefeitura encaminhou à Fundação Banco do Brasil, projeto para construção de 100 kits farinheiras composto por um forno de 2 metros de diâmetro, motor com caititu, peneiras, caixas d’agua e uma prensa construída em madeira de lei (idealizada pela SEMAI). 
“O projeto está em análise final junto à FBB na ordem de 668 mil reais e tão logo seja liberado o recurso estaremos atendendo 100 famílias previamente cadastradas”, disse o secretário.
 “Graças à coragem e visão do prefeito Raulien Queiroz em mudar o modelo de uma política arcaica de assistencialismo que era prejudicial ao povo Munduruku para uma política de autossustentabilidade, é que a SEMAI vem buscando melhorar as condições do índio aldeado”, afirma Ivânio Alencar. Para ele, esse modelo de política pública evita o êxodo rural, dando ao indígena oportunidades de crescer dentro de suas aldeias, valorizando sua cultura e tradição e, melhorando sua qualidade de vida. Texto Nonato Silva/ASCOM-PMJ - Fotos: Arquivo SEMAI- Reproduzid do Blog FARO FINO

2 comentários:

SEMAI disse...

Parabéns a equipe da SEMAI pelo trabalho

Sandra Amed - Manaus-Am. disse...

Esse trabalho com os índios deve ser muito legal secretário, parabéns pela visão de trabalho com esse povo.