quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

101 Anos de uma lenda Munduruku

CENTENÁRIO DE BIBOY É COMEMORADO

Jacareacanga A Prefeitura Municipal  através do Diretor de Assuntos Indígenas Augusto Martins,  preparou para este dia (30) vasta programação na Aldeia Katõ do Rio Kabitutu para comemorar o centenário da principal e incontestável autoridade  Munduruku, o Cacique Geral KabáBiboy, que completara 101 anos de nascimento. Segundo familiares o centenário guerreiro nasceu dia 30 de janeiro de 1.912  nas savanas do alto Tapajós e comanda com mão de ferro seu povo até a presente data.

Dentro da vasta programação comemorativa, o cacique Biboy recebeu em sua aldeiamuitos parentes vindos de aldeamentos distantes, e foi alvo de ilações elogiosas por comandar seu povo de forma ordeira e decidida,   além de receber  homenagens como danças  de ordem cultural.

Simultaneamente à programação pelo natalício de Biboy estava ocorrendo na Aldeia Sai Cinza, a Assembleia do Povo Indígena Munduruku, onde assuntos de interesse coletivo dos indígenas, como Saúde, Educação, Economia estavam sendo discutidos,mesmo assim apesar desse grande encontro paralelo, não tirou o brilhantismo  da comemoração do natalício do grande cacique Munduruku que iniciou-se pela manhã alcançando a noite.

Entre os convidados se fizeram presentes além de servidores da prefeitura, precisamente da Secretaria de assuntos indígenas, técnicos da promoção da saúde indígena comandados pela enfermeira Dulce, e o vereador Walter Tertulino, que se fez presente para abraçar, como disse, um grande amigo e companheiro de jornada, por seu centenário. 
 
O Biboy está feliz! táXipa’t!  A fraseera a mais comentada na aldeia Katõ, pelos indígenas e familiares do velho líder ao comentarem o estado de espirito do velho guerreiro que se surpreendera com tanta manifestação de carinho ´por seu natalício. Biboy deu prolongada entrevista para o SBT local (TV Buré) contando seus grandes feitos no decurso de seu tempo como líder Munduruku. 
Reproduzido do Blog Rastilho de Pólvora

Nenhum comentário: