sexta-feira, 23 de novembro de 2012

UM MITO VIVO 101 ANOS DE BIBOY KABÁ

O Cacique geral do povo Munduruku Biboy Kabá, irá completar 101 anos dia 30 de janeiro, nos seus 100 anos o mesmo não pode comemorar com seu povo, devido ter sofrido um AVC que o deixou em coma por um mês na CASAI de Belém e vários meses em observação e repouso. Biboy Kabá recebeu de seus filhos, netos e comunidade uma linda homenagem, onde a aldeia Katõ festejou durante três dias, de 18 a 20 de novembro, a festa de aniversário de 100 anos da maior liderança MUNDURUKU. A homenagem foi uma realização da Prefeitura através  da Secretaria Municipal de Assuntos Indígena com parcerias da secretaria de Educação e professores e alunos do ensino médio, o Diretor de Assuntos Indígena Augusto Martins representou o Secretário Ivânio Alencar.
 
A Aldeia Katõ fica localizada no rio Kabitutu, na oportunidade houve uma dramatização pelos alunos do ensino fundamental e médio, danças, cantos e apresentação dos tocadores de taboca.
Além dos alunos da aldeia, participaram todas as lideranças como seus irmãos, filhos, netos e tataraneta. No ensejo da homenagem o Cacique tomou a palavra e com muita dificuldade e emoção, agradeceu a todos e a participação da prefeitura e ao prefeito RAULIEN QUEIROZ.
O evento não foi só uma homenagem, mas também um estimulo a importância das práticas culturais que vem sendo esquecida no dia a dia dos índios Munduruku.
Fotos Arquivo SEMAI

Jacareacanga no caminho certo


Prefeito Raulien Queiroz resgata dignidade de Jacareacanga com obras. 
O projeto do prefeito Raulien Queiroz para transformar Jacareacanga em uma cidade moderna e aprazível para se viver aos poucos vai tomando forma. Com a conclusão dos trabalhos de saneamento pluviais do centro da cidade, o prefeito Raulien Queiroz deu início às obras de calçamento de algumas vias públicas. 
O projeto inicial contempla 6,5 quilômetros de blocos com meio fio, que estão sendo construídos com recursos próprios da Prefeitura de Jacareacanga na ordem de 3 milhões de reais.
Homens e máquinas ocupam as vias publicas em um trabalho frenético. Duas frentes de trabalho foram montadas. 
Uma na rua que passa em frente à Escola Municipal Carmem Valente da Silva e a outra na avenida em frente à Escola de Educação Infantil Irene Brelaz. 

A fábrica de blocos está funcionando com a capacidade média, produzindo 4 mil peças por dia. Mas segundo o engenheiro civil Samuel Franco da Pólo Construtora, empresa contratada para executar o calçamento, a fábrica irá funcionar com capacidade máxima já na semana que vem. “Vamos dobrar a capacidade de produção para atender a demanda para que até o dia 20 de dezembro concluamos esta primeira etapa”, disse Samuel Franco, acrescentando que após a conclusão do calçamento, as larguras finais das ruas variarão de 6 até 8 metros. 
“As ruas terão 1,0 metro de calçada em cada lado e as com canteiro central terão aproximadamente uma largura de 6,5 metros em cada via”, conclui Franco.
Para o prefeito Raulien Queiroz o projeto de estruturação da cidade de Jacareacanga vai acontecendo aos poucos, sem, no entanto, deixar de dar assistência às políticas públicas do município. “Estamos resgatando um compromisso de governo. Estamos apagando aquela imagem de que Jacareacanga era apenas uma corrutela de garimpo. Os investimentos que estamos realizando hoje é a garantia da melhoria da qualidade de vida de nosso povo”, disse Raulien Queiroz. Texto e fotos NONATO SILVA

POPULAÇÃO INDÍGENA CRESCE EM TODO PAÍS

Cresce o número de indígenas no Brasil
A população indígena no Brasil cresceu 205%, de acordo com dados do Censo.  Segundo os dados, dentre os 896,9 mil indígenas do país, mais da metade (63,8%) vivem em área rural.
Reproduzido do Blog FARO FINO